Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

13 de Agosto de 2020

Tendinite calcária

Como o próprio nome sugere, a tendinite calcária é um tipo de tendinite, neste caso, causada pelo depósito de cálcio (calcificação) nos tendões do manguito rotador. “É uma patologia que acomete mais mulheres que homens, em especial na faixa etária dos 40, 50 anos”, antecipa Dr. Rodrigo Egger, ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo.
“A tendinite calcária não costuma ser sintomática na fase inicial, em que há o depósito de cálcio. Em algum momento, o organismo percebe a existência da calcificação e desenvolve um processo inflamatório para combater aquilo que ele considera um agente agressor, é neste momento que os sintomas e a dor aparecem”, descreve o especialista. 
O diagnóstico é feito basicamente com avaliação clínica e exame de raio-x. “A maior parte dos pacientes tem melhora com o tratamento conservador que inclui uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Podemos indicar também compressas de gelo e fisioterapia. Nos casos em que este protocolo não dá o resultado esperado, pode-se indicar a lavagem por agulha guiada por ultrassonografia (procedimento de barbotagem), infiltração por corticoide, tratamento com terapia de ondas de choque ou a cirurgia por videoartroscopia”, enumera Dr. Rodrigo.
Dr. Rodrigo acrescenta que esta patologia pode atingir tanto a articulação dos ombros como do tornozelo. “No caso dos ombros, ela causa muita dor e pode levar ao aparecimento de outra patologia, a capsulite adesiva”, aponta. 
Por isso é recomendado sempre procurar ajuda médica em caso de dor persistente.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.