Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

23 de Março de 2021

Saúde e cuidados antes de ir para a cirurgia

Completamos um ano de pandemia e uma questão precisa ser colocada: você cuidou da sua saúde em 2020 ou se concentrou apenas na prevenção da COVID-19? Infectologista do Hospital Araucária, Dra. Fernanda Barros pontua que os cuidados com a saúde, a realização de exames de rotina e cirurgias não podem parar, com ou sem pandemia. 

"A nossa saúde não se resume na prevenção do coronavírus, temos que nos prevenir sim e também seguir cuidando dos outros aspectos da saúde, há exames que precisam ser feitos, há cirurgias inadiáveis, há diagnósticos que precisam ser definidos na hora certa e não tardiamente", ressalta.

Dra. Fernanda acrescenta que o diagnóstico precoce é um grande diferencial na maioria das doenças, proporcionando tratamentos menos agressivos e muitas vezes até reduzindo o risco de óbito. 

Ela salienta que o cuidado não deve parar. "Não podemos relaxar nos cuidados, segue sendo super importante o uso de máscaras, evitar aglomerações e higienizar sempre as mãos", reforça.

Para os pacientes que vão passar por uma cirurgia, ela acrescenta outros cuidados: "é fundamental reduzir o contato com muitas pessoas no pré-operatório, cuidar ainda mais da higiene e proteção pessoal para que se minimize o risco de estar assintomático e ir para a cirurgia com Covid. No pós-operatório o paciente não deve receber visitas também para evitar um contágio nesse momento de recuperação", orienta.

No Hospital, todos os profissionais já tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus, todos usam mascaras cirúrgicas ou N95 e estão sempre atentos aos cuidados pessoais. "Os pacientes e pessoas que convivem com eles também precisam ter cuidados para termos ainda mais segurança nas cirurgias", conclui.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.