Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

11 de Junho de 2020

Rinoplastia remodela o nariz

O nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente pela sua posição no centro da face. Por essa característica, as alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas do rosto. Para quem não está satisfeito com ele, há opções cirúrgicas que podem ser realizadas, como explica o cirurgião plástico Yosihhico Ito.
“A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para melhorar a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. Há inúmeras possibilidades com este procedimento como aumentar ou diminuir o tamanho, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais, corrigir assimetrias e melhorar o perfil do nariz”, numera.
Atualmente, com o amplo conhecimento da fisiologia e anatomia nasal, há uma constante evolução das técnicas cirúrgicas nessa região. “Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos como a correção de septo e a turbinectomia, a popular carne esponjosa que costuma aumentar na presença de alergias como a rinite”, completa o cirurgião. Ele diz que a rinoplastia pode ser indicada a partir dos 15 anos de idade e que é importante aguardar a maturação do desenvolvimento facial do paciente para realizar o procedimento. 
“A indicação da cirurgia e o novo formato do nariz devem respeitar a proporção e simetria facial do paciente, sempre entendendo e respeitando o desejo do mesmo. Porém, a sensibilidade para indicar o melhor procedimento para cada tipo de rosto não é encontrada em cálculos perfeitos, portanto deve ser considerada a visão estética do cirurgião plástico e a decisão deve ser feita em comum acordo”, orieta Dr. Yoshihico.
Apesar da maioria das cirurgias serem para redução e remodelamento do nariz, há casos em que se pode aumenta-lo por meio de enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimentos no local.
A cirurgia é feita em ambiente cirúrgico e a anestesia pode ser geral ou até local com sedação, sendo avaliado caso a caso. “As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis, uma vez que as incisões são pequenas e em locais de pouca exposição. A formação de hematomas é comum e a absorção completa se dá em média após 20 dias. Desta maneira o uso rigoroso de protetor solar nesse período é recomendado”, indica. 
    Após um mês, já é possível ver 95% do resultado final, porém apenas após 6 meses a um ano que o resultado será completo. “É importante ressaltar que o paciente deve tirar todas as suas dúvidas com seu cirurgião plástico sobre o procedimento ao qual será submetido. É natural a ansiedade e expectativas com o resultado ou estresse pré-operatório. Não se sinta inibido em discutir esses sentimentos com o seu médico”, finaliza.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.