Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

04 de Novembro de 2020

Novembro azul

Cerca de 60 mil homens são diagnosticados anualmente com o câncer de próstata. É o tumor com maior prevalência entre os homens. O diagnóstico nem sempre é feito precocemente pelo fato da doença ser, na grande maioria dos casos, assintomática. Sem sentir nenhuma alteração no organismo, os homens seguem sem buscar atendimento médico. 
Uma maneira de identificar a doença precocemente é fazer exames que podem detectá-la antes do aparecimento dos sintomas. O protocolo mais usado é a combinação do exame de sangue, que avalia os níveis de PSA, com o exame de toque retal. A recomendação-padrão é que homens saudáveis façam exames anuais de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Homens com risco maior (aqueles que têm parentes que tiveram câncer de próstata ainda jovens) devem começar os exames mais cedo, aos 45 anos. 
A maior parte dos tumores de próstata tem crescimento lento e o tratamento depende de vários fatores. Os mais usuais são a cirurgia para a retirada do tumor e a radioterapia. Quanto antes vier o diagnóstico, maior a chance de cura. Identificado em estágio inicial, o índice de cura chega a 90%. Por isso, não descuide dos exames, cuide da sua saúde e preserve a vida.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.