Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

10 de Fevereiro de 2021

Neuromodulação para dor lombar crônica

As dores crônicas têm uma grande repercussão na vida dos pacientes, com queda brusca da qualidade de vida e do bem estar. Cirurgião neurológico, Dr. Carlos Zicarelli detalha um procedimento novo com ótimos resultados para quem tem dor lombar crônica ou refratária. 


“É um tratamento minimamente invasivo feito por neuromodulação para tratar a dor lombar crônica ou refratária. O procedimento é feito no hospital, com anestesia local, e o paciente tem alta logo na sequência”, antecipa. 


A neuromodulação pode ser feita de diversas maneiras e regiões do corpo, sendo cada protocolo definido de forma individualizada de acordo com a queixa do paciente. “Em resumo, a neuromodulação é um tratamento que usa de estímulos elétricos, magnéticos ou infusão de medicações para alterar a função do sistema nervoso. Nós modulamos regiões específicas do cérebro ou da medula espinhal com o objetivo de normalizar a função nervosa e tratar a dor”, explica o cirurgião.


No caso da dor lombar, ele utiliza a rizotomia por radiofrequência. “Neste procedimento não há cortes ou incisões. Agulhas são inseridas no local da dor, que chamamos de ramos mediais das facetas articulares, e usamos um aparelho eletrônico para gerar sinais elétricos de alta frequência que vão provocar uma lesão térmica no nervo de cada faceta articular, reduzindo a percepção da dor”, esclarece. É como se interrompesse a comunicação entre os nervos que levam à dor e, com isso, ela é tratada.


Dr. Antecipa que nem toda dor lombar tem indicação deste tratamento. “A maior indicação são para casos de dor na coluna vertebral de origem nas facetas articulares e que não tiveram resultado efetivo com os tratamentos convencionais. É importante passar por uma avaliação precisa com o especialista para determinar qual o melhor procedimento a ser adotado”, conclui.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.