Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

23 de Junho de 2021

Cirurgia para tratar Parkinson

O neurocirurgião Dr. Marcos Dias foi pioneiro em Londrina na cirurgia que tem como foco tratar os sintomas do Parkinson, isso em 2013. De lá pra cá, vários pacientes já se beneficiaram da técnica que consiste em instalar no cérebro do paciente de um a dois eletrodos que vão emitir corrente criando um campo elétrico para alterar as regiões cerebrais que estão sendo afetadas pela doença.  
“O eletrodo faz uma estimulação elétrica de alta frequência em uma região específica do cérebro que está desregulada em virtude do Parkinson, aliviando os sintomas de tremor e rigidez”, explica o neurocirurgião. O aparelho é programado individualmente para atender às especificidades de cada paciente. Tudo é estudado previamente por meio das imagens de tomografia do paciente e programas de computador. Uma bateria colocada no local com duração entre 5 e 7 anos mantém o eletrodo ligado 24 horas por dia.
Inovadora, a técnica precisa ser bem indicada. “Avaliamos vários pontos em consulta, como idade do paciente, tempo em que a doença foi diagnosticada e se há comorbidades que possam ser impeditivas. Em geral, recomendamos para pacientes que respondem bem aos tratamentos medicamentosos e que descobriram a doença há mais de cinco anos”, cita.
De acordo com Dr. Marcos, é uma cirurgia pouco invasiva em que os resultados aparecem logo após o procedimento. “O Parkinson é uma doença evolutiva e que não tem cura. Poder aliviar os sintomas por meio da cirurgia de neuroestimulação é uma maneira de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, finaliza.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.