Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

14 de Outubro de 2021

Câncer de mama, um tratamento em constante evolução

Evolução. Esta palavra trouxe muitas mudanças na vida das mulheres que enfrentam um câncer de mama. Quem fala sobre as novas perspectivas no tratamento do câncer de mama é a mastologista Dra. Beatriz Daou Verenhitach. O primeiro passo, há muito tempo, foi o início da realização das cirurgias de mastectomia para retirar o tumor (e a mama por completo). Tratava-se o câncer, o que já era um avanço para a época, mas o lado emocional e social era negligenciado. “Tínhamos uma ferramenta de cura, mas ela era muito agressiva no sentido de ser mutilante”, pontua a especialista.
Foi aí que a palavra evolução cruzou o caminho mais uma vez. “Evoluímos nas técnicas cirúrgicas, abrindo possiblidades de retirar o tumor sem que todo o tecido mamário fosse removido em muitas situações. Isto na verdade foi possível por vários passos: diagnóstico precoce com os exames de imagem que identificam precocemente o tumor, em especial a mamografia, existência de outras terapias, como a quimioterapia e radioterapia, e a própria evolução da técnica cirúrgica”, destaca.
Outro grande avanço foi a reconstrução mamária. “Ela é parte do tratamento do câncer de mama, não podemos mais pensar no tratamento sem vislumbrar a reconstrução. O trabalho multidisciplinar é fundamental. Trabalhamos em equipe, todos falando a mesma língua, participando do processo, entrando junto na cirurgia sempre que possível para fazer tanto a retirada do tumor mamário como viabilizar a reconstrução o mais precoce possível, respeitando a saúde da paciente”, diz Dra. Beatriz.
Com isso, o lado emocional, social e sexual das pacientes teve ganhos. “Tratamos uma pessoa e não apenas uma mama. A vida segue após o tratamento do câncer e para que a mulher tenha qualidade de vida é imprescindível pensar num tratamento completo, menos agressivo, tudo o que começa no diagnóstico precoce e se conclui com o tratamento multidisciplinar”, finaliza Dra. Beatriz. 

Dra. Beatriz Daou

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.