Entre em contato: (43) 3371-2500
contato@hospitalaraucaria.com.br

17 de Março de 2021

Aneurisma, saiba mais

Toda doença que é ameaçadora da vida causa receio. Com o aneurisma não é diferente. Em resumo, o aneurisma acontece quando há uma dilatação anormal de uma artéria em qualquer parte do corpo. O perigo é que ele pode se romper, causando uma hemorragia. Há também casos em que ele fica estável durante toda a vida. 
Como dito, onde tem artéria pode ter um aneurisma. Os de risco mais elevado são os localizados no cérebro e na aorta torácica ou abdominal.
Há quem tenha um aneurisma desde o nascimento e outros que são adquiridos ao longo da vida. Dentre os fatores de risco para os adquiridos estão tabagismo, pressão alta e traumatismo. 
Em relação aos aneurismas abdominais, eles podem ter relação ainda com a aterosclerose, que é a presença de placas de gordura e calcificação nas artérias. Aneurisma de aorta não têm relação com o aneurisma cerebral.
A doença pode ser assintomática, ou seja, silenciosa. Se a dilatação for maior e, dependendo de onde tiver, pode gerar sintomas como dores de cabeça súbitas, dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas, náuseas, vômitos e até perda da consciência.
Aneurismas cerebrais são tratados pelo neurologista. Aneurismas de aorta abdominal ou torácica são tratados pelo cirurgião vascular.
Cuide da sua saúde, mantenha a pressão controlada, não fume. São cuidados que preservam a saúde e a qualidade de vida.

Compartilhe.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba informações e novidades em seu e-mail, basta se cadastrar
abaixo gratuitamente.